Você procura pelo primeiro emprego ou conhece alguém que se encaixe neste perfil? Dentre as pouquíssimas oportunidades que o mercado oferece para jovens inexperientes o Jovem Aprendiz Extra vem se destacando nos últimos tempos. O programa de aprendizagem que torna o início da vida profissional seguro e legal.
Afinal sabemos que as empresas optam por mão de obra qualificada, e consequentemente os jovens que procuram pela primeira oportunidade enfrentam tamanha dificuldade em ingressar no mercado de trabalho. Para saber detalhes sobre o programa, acompanhe esse artigo!
Sobre o Programa de Aprendizagem
Primeiramente vamos entender o que é e como o Jovem Aprendiz funciona. Pois é importante que o jovem possua conhecimento no programa em que lhe abre portas no mercado de trabalho.
Com base na dificuldade que os jovens enfrentem em se inserir no mercado profissional, conforme citamos acima, o Governo Federal criou a Lei da Aprendizagem aplicada ao Projeto Jovem Aprendiz em 2005. Nela, aplica-se a o dever de toda empresa considerada mediana e de grande porte a obrigação de possuir de 5% a 15% de mão de obra aprendiz em seu quadro de funcionários, além de outros requisitos a jovens interessados. Confira mais abaixo.
O Aprendiz Extra
Contudo, a grande rede varejista Extra, enquadra-se nas leis do programa e cumpre corretamente com as mesmas. Quem nunca ouviu falar na rede Extra, não é mesmo?
A bandeira Extra surgiu em 1989 e tornou-se uma marca multiformato, que significa possuir supermercados, hipermercados e minimercados. A mesma possui centenas de pontos espalhados por todo o território nacional, ou seja, iniciar a carreira em empresa como essa é sinônimo de sucesso na carreira profissional.
Todo Aprendiz Extra também tem a seu favor as leis do programa, onde deve receber benefícios como um funcionário normal da empresa. Confira detalhes a seguir.
Quem pode participar?
Depois disso, para participar do programa, é preciso atender a determinados critérios impostos pelo próprio governo federal. Que são:
- Possuir idade entre 16 e 24 anos;
- Não possuir registro na carteira de trabalho;
- Estar cursando o ensino fundamental ou médio. Se já tiver concluído poderá participar contanto que não esteja cursando ensino superior;
- Possuir conhecimento básico em informática e pacote Office;
- Possuir disponibilidade para trabalhar de 4h a 6h diárias.
Benefícios
Conforme citamos um pouco acima, assim como a lei exige critérios para os parceiros do programa além de participantes, a mesma também garante benefícios trabalhistas aos mesmos confira quais são:
- Salário compatível com a função aprendiz;
- Vale alimentação;
- 13º salário;
- Registro em carteira de trabalho;
- Vale transporte;
- Férias remuneradas.
Depois disso, de acordo com determinadas funções exercidas pelos participantes, a empresa disponibiliza cursos de capacitação. Só é possível saber quais funções e cursos assim que o jovem passar a atuar como aprendiz.
Inscrições
Em suma, para inscrever-se no Programa de Aprendizagem Extra basta seguir os seguintes passos:
- Acesse o site oficial;
- Selecione o setor em que mais te interessar, há opções como loja física e virtual;
- Depois clique em ‘Cadastre-se’ e ‘Aprendiz’;
- Preencha o campo solicitado com o seu CPF e complete o formulário solicitado;
- Para finalizar, aceite os termos, selecione a segurança e pronto, é só salvar seu currículo.
Entretanto, na opção Loja Virtual é possível encontrar vagas no setor aprendiz, porém o site exige que a inscrição seja feita de uma maneira diferente. Basta seguir o passo a passo do próprio site. Depois disso é só aguardar, o setor responsável entrará em contato com você assim que analisar o seu perfil e ele encaixar-se nas vagas disponíveis. Não se esqueça de manter tudo atualizado. Boa sorte!