Criado em 2004 pelo Governo Federal o Prouni (Programa Universidade para Todos) já ajudou milhares de jovens a realizarem seus sonhos de ingressar em faculdades particulares com bolsas de 50% a 100%. A oportunidade de pagar metade do curso ou até mesmo isentar-se das parcelas tornou-se o objetivo de muitos jovens desde a criação do programa que possibilita a inserção de jovens nas instituições mais renomadas do país.
Portanto, para conseguir ingressar no programa é preciso atender aos requisitos exigidos pelo mesmo. Por isso, elaboramos neste artigo as principais dicas sobre como ganhar bolsa no Prouni seguindo determinados critérios. Acompanhe!
A bolsa Prouni…
Acima de tudo, é preciso entender que o sistema do programa é automatizado, por isso seleciona automaticamente os candidatos de maior desempenho no Enem (Exame Nacional de Ensino Médio). Posteriormente, no segundo dia em que acontecem as inscrições o sistema publica as notas de corte. Na qual é escolhida a menor para que o jovem ingresse em na vaga escolhida.
Por isso, é bastante importante ficar atento as notas para saber se foi possível passar ou precise escolher outras opções das vagas disponíveis. Neste processo de escolha, é possível alterá-la sempre que preciso, contudo, a última opção escolhida no sistema ficará gravada. Portanto, será essa informação utilizada na seleção.
Requisitos
Depois disso, já sabemos que para conquistar a bolsa do Prouni é preciso atender aos requisitos do programa. Portanto, um dos principais deles é que o jovem esteja cursando o ensino médio em escola pública ou privada com 100% de bolsa. O candidato não deve obter diploma de ensino superior como também deve ter feito a última redação do Enem.
Posteriormente, para concorrer a bolsa integral. Aquela que o candidato não precisa pagar por nada é preciso que o mesmo comprove renda familiar bruta mensal de um salário mínimo e meio. E para bolsas de 50% a renda deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além dos requisitos citados acima, é preciso que o candidato também atenda pelo menos uma das seguintes condições:
- Possuir algum tipo de deficiência;
- Ser professor da rede pública de ensino que faça parte do quadro permanente de instituição pública. Neste caso a condição de renda mínima não se aplica.
Como se inscrever?
Em suma, para se inscrever e concorrer uma bolsa no Prouni basta acessar o site oficial do programa e cadastrar-se em apenas um passo. Inserindo sua senha de login e número de inscrição do Enem. Após o acesso, já é possível escolher até duas opções de faculdade e cursos dentre as opções disponíveis.
Fique de olho nas datas em que acontecem as inscrições, afinal elas não são fixas. Porém, não fogem do mês de janeiro entre fevereiro no primeiro semestre e no segundo acontecem entre junho e julho. O processo é rápido e as inscrições ficam disponíveis por poucas horas. Afinal, vale a pena todo o esforço por um futuro de sucesso na carreira profissional.