A evolução tecnológica é constante e o mercado não está preparado para atender tamanha demanda. Por isso, estima-se que o déficit de profissionais da área tecnológica ultrapassará 400 mil vagas em 2025.
Por isso, essa escassez de profissionais faz surgir o famoso apagão de TI. Afinal, sem mão de obra qualificada tudo fica no escuro.
Portanto, grandes empresas estão tomando providências independentes quase que imediatas com o objetivo de formar e garantir que profissionais qualificados estejam preparados para e demanda que apresenta forte crescimento.
Continue conosco e entenda detalhes sobre as bolsas e como se inscrever.
Tecnologia da Informação
Acima de tudo, é preciso entender a importância da função do profissional na área em que mais cresce no mundo todo. Afinal, passamos por um importante momento em que operações físicas se integram ao mundo digital.
No entanto, a progressão dessa mudança é veloz e o mercado de trabalho para determinada função cresce rapidamente.
Por isso, estudos apontam que a carência desses profissionais para muito breve será grande e consequentemente os impactos também.
Por isso, a iniciativa privada entra em ação a fim de combater tamanha “dor de cabeça” oferecendo bolsas para quem deseja atuar na área. Afinal, no Brasil apenas 53 mil pessoas com perfil tecnológico se formam por ano.
Empresas
Portanto, grandes empresas deram o primeiro passo com o objetivo de precaver o apagão de profissionais tão importantes na era digital cada vez mais presente e necessária em nossas vidas.
Por isso, a renomada Americanas anuncia 70 mil bolsas para jovens universitários ou recém-formados nos próximos 5 anos para capaticá-los em cursos da área tecnológica.
Então, a primeira fase do programa se chama Polo Tech e terá parceria com universidades. No entanto, na fase inicial o conteúdo será oferecido pela Let’s Code, escola referência na área de programação.
Nessa parceria estão as seguintes empresas além da Americanas:
- iFood;
- XP;
- Grupo Boticário;
- Instituto Localiza;
- Gama Academy;
- Drogasil;
- Digital House entre outras.
Depois disso, cogita-se que essas empresas abram até faculdades nesse nicho. Por isso, a XP uma das iniciativas mais ambiciosas criou sua própria faculdade que oferece cursos da área online e gratuitos.
No entanto, além dos cursos há modalidades pagar como bootcamps e MBAs.
Como me inscrever?
Em suma, para participar do processo seletivo o programa exige que o candidato tenha se formado recentemente ou esteja no último ano dos seguintes cursos:
- Física;
- Tecnologia;
- Matemática;
- Ciências;
- Estatística;
- Engenharia.
Em seguida basta acessar o site oficial da Americanas na página oficial do Polo Tech aqui, escolher sua área preferia e inscrever-se.
A plataforma exigirá login, portanto clique no botão laranja e realize crie sua conta no site é bem prático e rápido. Depois disso, basta inserir os dados solicitados e aguardar retorno.