Nos últimos meses o mundo por inteiro vem enfrentando a epidemia que mudou o cotidiano de toda a população em cada um dos países afetados pelo vírus que tanto nos assusta. Contudo é com muito pesar que a epidemia foi divulgada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) nas últimas semanas que a situação passou a ser enfrentada como pandemia. Em outras palavras isso significa que antes a doença era classificada como infecciosa e contagiosa que acontece apenas em uma região específica e agora passou a ser enfrentada como pandemia, quando a doença se propaga simultaneamente pelo planeta.
Consequentemente o governo brasileiro, assim como muitos outros, decretou calamidade pública e por isso foi determinado o encerramento das atividades de comércios num todo como shoppings, academias, bancas de jornal, lojas de rua, lanchonetes, aulas em geral, entre muitos outros sem previsão de volta além de interdição de algumas praias. Pois a doença tem se espalhado rapidamente e de maneira simples de pegar, afinal ele sobrevive algumas horas no ar e até mesmo dias em determinadas superfícies.
Entretanto o intuito de toda a estratégia é diminuir e até mesmo sanar a disseminação do vírus deixando o maior número de cidadãos possível em casa, longe de aglomerações. E para auxiliar no entendimento desse decreto algumas renomadas plataformas estão a oferecer cursos gratuitos EAD (Ensino a Distância) para qualificação profissional com certificado. Portanto a quarentena deixou de ser dias ociosos em casa para o aproveitamento de uma oportunidade de conhecimento de qualidade e gratuito. Interessante não é mesmo? Continue acompanhando este artigo e saiba maiores detalhes.
Quais plataformas são essas?
SENAI
O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) considerado um dos maiores complexos educacionais da América Latina passou a oferecer cursos em até 12 diferentes áreas para qualificação durante o período de quarentena com certificado. Conferia a seguir quais são:
- Metrologia;
- Propriedade intelectual;
- Segurança do trabalho;
- Tecnologia da informação e comunicação;
- Noções básicas de mecânica automotiva;
- Empreendedorismo;
- Lógica de programação;
- Fundamentos da logística;
- Finanças pessoais;
- Consumo consciente de energia elétrica;
- Educação ambiental;
- Desenho arquitetônico.
Como se inscrever?
Para se inscrever em algum dos cursos disponíveis pelo SENAI basta acessar o site oficial do mesmo e fazer o login caso já possua cadastro no site, se não tiver cadastre-se aqui, é simples e rápido.
Posteriormente prossiga com os dados solicitados, escolha o curso em que mais lhe interessar e selecione a opção ‘Inscreva-se’ ao lado direito da tela. O início dos estudos é imediato.
Certificado SENAI
Após a finalização do curso, o aluno que apresentar aproveitamento igual ou superior a 70% do mesmo terá o direito de receber o certificado válido no mercado nacional. O documento poderá ser impresso diretamente na plataforma do site de forma simples e rápida, basta seguir os passos indicados.
UDEMY
Outra grande plataforma que está oferecendo mais de 1.000 cursos gratuitos é a Udemy. Desde 2009 a plataforma EAD classificada como marketplace e líder global em aprendizado e ensino e já recebeu mais de 30 milhões de alunos cadastrados na plataforma em mais de 50 idiomas.
Mensalmente há cadastramento de novas formações e as inscrições são vitalícias. Há cursos para inúmeras áreas, confira algumas a seguir:
- Desenhista/AutoCad;
- WordPress;
- Conhecimento completo no LinkedIn;
- Excel para negócios;
- MarketUp;
- Mini curso de Inglês;
- Microsoft PowerPoint;
- Como criar bons currículos entre muitos outros.
Como se inscrever?
Para cursar algum dos cursos oferecidos pela Udemy, basta acessar seu site oficial aqui e conhecer o que mais lhe interessa. Posteriormente clique na descrição do curso e ‘Inscreva-se agora’. Caso não possua cadastro na plataforma o faça de forma simples e rápida clicando em ‘Cadastre-se’ no canto superior da tela, aos que já possuem acesso basta prosseguir com os próximos passos exigidos pelo site.
Então, o que achou da oportunidade? Não deixe de aproveitá-la perante um cenário que permite a flexibilidade para estudos e qualificação profissional gratuita. Boa sorte!